g2h

levelF

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Lendas e Mitos do Brasil

1. Curupira
A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras.

De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.

2. Iara
A Lenda da Iara é oriunda da região Norte. Ela conta a história de uma bela guerreira invejada por seus irmãos e que, por isso, resolvem matá-la. Sagaz, Iara consegue escapar dos irmãos e é ela quem os mata.

Com medo do pai, Iara foge, mas ele consegue apanhá-la e lançá-la no rio. Salva pelos peixes, Iara se torna uma sereia que seduz os homens deixando-os loucos.

3. Boto
A Lenda do boto tem origem na região Norte. Ela explica as gestações de moças solteiras, que são seduzidas por um rapaz bonito e educado, na verdade, o boto cor-de-rosa, que se transforma nas noites de lua cheia.

Depois de levar a moça para o rio e a engravidar, o boto a abandona, transformando-se novamente em animal na manhã seguinte.

4. Lobisomem
A Lenda do lobisomem, de origem europeia, tem várias versões. Uma delas conta a história de um homem que, por castigo divino, foi condenado a se transformar em lobo nas noites de lua cheia.

5. Mula sem cabeça
A Mula sem cabeça é uma lenda do Sudeste utilizada para prevenir as mulheres a não se envolverem com padres.

Tudo aconteceu quando uma mulher que se apaixonou por um padre terá sido amaldiçoada transformando-se em uma mula com chamas de fogo no lugar da cabeça.

6. Saci-pererê
Saci-pererê é uma lenda que tem origem na região Sul. A presença dessa figura lendária, conhecida por ter uma perna só, explica o sumiço de pequenas coisas, a troca de sabores nas comidas, entre outros mistérios.

Travesso, o Saci esconde os dedais das costureiras, troca os recipientes do sal e do açúcar para confundir as cozinheiras, e trança o rabo dos cavalos, tudo para confundir as pessoas.

7. Boitatá
A Lenda do Boitatá é uma lenda indígena que conta a história de uma grande serpente de fogo que é protetora das florestas, principalmente em caso de queimadas. Segundo a lenda, quem olhar para o Boitatá pode ficar cego e louco.

8. Cuca
A Lenda da Cuca tem origem no folclore galego-português e é conhecida em todo o Brasil. A Cuca, uma criatura com cabeça de jacaré, é usada pelos pais para convencer as crianças a dormir, ou senão serão levadas por ela.

9. Vitória-régia
A Lenda da vitória-Régia, originária da região Norte, explica como uma índia apaixonada pelo deus da lua afogou-se ao se debruçar para o rio para tentar beijar o seu reflexo. Comovido, o deus transformou a índia em uma planta aquática que ficou conhecida como "vitória-régia".

Veja mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Compartilhe com os amigos o G+

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"