g2h

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lenda do Negrinho do Pastoreiro


A Lenda do Negrinho do Pastoreio É meio africana meio cristã. Muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. É muito popular no sul do Brasil.

Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro malvado com negros e peões. Num dia de inverno, fazia frio de rachar e o fazendeiro mandou que um menino negro de quatorze anos fosse pastorear cavalos e potros recém-comprados. No final do tarde, quando o menino voltou, o estancieiro disse que faltava um cavalo baio. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no menino que ele ficou sangrando. ‘‘Você vai me dar conta do baio, ou verá o que acontece’’, disse o malvado patrão. Aflito, ele foi à procura do animal. Em pouco tempo, achou ele pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o cavalo fugiu de novo.

Na volta à estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto e o amarrou, nu, sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha.

44 comentários:

  1. essa historia e muito legal serviu como pesquisa de escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vendo livros no shopingg do negrinho

      Excluir
    2. eu gosto da lenda do negrinho

      Excluir
    3. eu gosto de lendas ate de lendas urbanas

      Excluir
    4. gosto de todas lendas

      Excluir
    5. por que ela serviu pra pesquisa de escola....

      Excluir
    6. verdade pra mim tambem

      Excluir
    7. A minha lição de casa é copiar isso tudo sem errar nem uma palavrinha.

      Excluir
    8. serviu como pesquisa de escola e liçaõ de casa.

      Excluir
    9. isso me serviu muito *_*

      Excluir
    10. Pra mim também !!

      Excluir
  2. eu tenho medo de lenda do negrinho do pastoreio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao vc nao pode ver as lendas subilinares

      Excluir
  3. Legaal! Ajudou muito meu primo a fazer um trabalho esclar'

    ResponderExcluir
  4. LEGAL AJUDOU MUITO NO TRABALHO DA ESCOLA,DAI NÓS VIMOS UMA LENDA NA NET E GOSTEMOS MT DESSA EU N TENHO MEDO DESSA LENDA É BEM LEGAL NOS DA SÃO FRANCISCO-PX VAMO FAZER UM TEATRO DESSA LENDA.....

    ResponderExcluir
  5. mto legau a historia servindo pra trabalho de escola u..u

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a história do nequinho .....

    ResponderExcluir
  7. Quem me conta esta estoria era minha vó, e ela tinha fé, e eu também e sempre que peço um ajuda ao negrinho sou atendida.

    ResponderExcluir
  8. vlw ajudou muito tenho um trabalho desse na escola vlw

    ResponderExcluir
  9. Lenda do Negrinho do Pastoreio É meio africana meio cristã. Muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. É muito popular no sul do Brasil.

    Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro malvado com negros e peões. Num dia de inverno, fazia frio de rachar e o fazendeiro mandou que um menino negro de quatorze anos fosse pastorear cavalos e potros recém-comprados. No final do tarde, quando o menino voltou, o estancieiro disse que faltava um cavalo baio. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no menino que ele ficou sangrando. ‘‘Você vai me dar conta do baio, ou verá o que acontece’’, disse o malvado patrão. Aflito, ele foi à procura do animal. Em pouco tempo, achou ele pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o cavalo fugiu de novo.

    Na volta à estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto e o amarrou, nu, sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha

    ResponderExcluir
  10. essa historia seve para um trabalho de escola e para aprender como uma SANTA pode salvar um pessoal=)

    ResponderExcluir
  11. vlww meu primoo fechou no trabalhooo deleeee... por causa da eficiência de vcss

    ResponderExcluir
  12. é muito legal ouvi no primeiro ano na escola

    ResponderExcluir
  13. Muiito booa:) Vou usa na pesquisa da escola.

    ResponderExcluir
  14. eu gostei da lenda do negrinho alem de ser um trabalho pra uma professora chata mas valeu a pena obrigada valeu voce me ajudou muito no meu trabalho escolar

    ResponderExcluir
  15. esse historia mim ajudo muito no thabalho escola
    :)

    ResponderExcluir
  16. Me ajudou na escola :D

    ResponderExcluir
  17. GOSTEI VAI ME AJUDAR NO TRABALHO DA ESCOLA :) APESAR DE TER UMS ERRINHOS MAS VAI OOBG ME AJUDOU MTO

    ResponderExcluir
  18. nem da medo com pessoas dizem mas ajudou muito no trabalho de escola

    ResponderExcluir
  19. me ajudou bastante na pesquisar da escola com essa historia muinto legal

    ResponderExcluir
  20. me ajudou muint com o meu trabalho da escola

    ResponderExcluir
  21. essa lenda me ajudou muito em um trabalho da escola.

    ResponderExcluir
  22. eu adorei a historia serviu para um trabalho da escola muito legal

    ResponderExcluir
  23. estou usando isto como um trabalho da escola

    ResponderExcluir
  24. uma vez que eu me lembre no primeiro ano minha profesora pediu pra mim e meus colegas desenhar a lendas e na hora de desenhar o negrinho do pastoreio eu desenhei um brigadeiro

    ResponderExcluir
  25. trabalho da esola! tinha que escrever:
    5 lendas
    3 cantigas
    4 parlendas
    2 brincadeiras
    3 trava linguas
    6 adivinhaçôes
    6 proverbios
    1 recenita culinaria
    3 festas folcloricas
    4 frases de para-choque de caminhão
    5 supertições!
    muito né?

    ResponderExcluir
  26. Me ajudou muito num trabalho da escola =D

    ResponderExcluir
  27. ajudou no meu trabalho da escola muito legal amei...

    ResponderExcluir

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Compartilhe com os amigos o G+

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"
  •  

    Google+ Badge