g2h

levelF

terça-feira, 26 de julho de 2011

A Lenda do bumba meu Boi

A Lenda do bumba meu Boi, conheça a origem da dança.



Bumba meu Boi é uma dança folclórica da cultura brasileira, principalmente na região Nordeste.
A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

A lenda é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.


89 comentários:

  1. Respostas
    1. muinto resumida mas boa

      Excluir
    2. gostei mim ajudou muito..agradeçao muito

      Excluir
    3. eu tenho coisa melhor para escrever mese saite querem ver:A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Esta essência se originou da lenda de Catirina e Pai Francisco,origem nordestina, que sofreu adaptação à realidade amazônica. Dessa forma, reverencia o boi livre e nativo da floresta Amazônica, bem como a alegria, sinergia e força das festas coletivas indígenas.

      A festa do Bumba-meu-Boi surgiu no nordeste do país, mais especificamente no Estado do Piauí, pois a região onde hoje se situa o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado. Ainda hoje a figura do vaqueiro é marcante e faz parte da cultura piauiense, além de ser uma personagem típica no estado. Mas foi no Estado do Maranhão que o Bumba-meu-Boi foi mais popularizado e exportado para o Estado do Amazonas com o nome de Boi-Bumbá, visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, realizado desde 1913.

      Ao espalhar-se pelo país, o bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. Dessa forma, enquanto no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba-meu-boi, no Pará e Amazonas é boi-bumbá ou pavulagem; em Pernambuco é boi-calemba ou bumbá; no Ceará é boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, dromedário e mulinha-de-ouro; no Paraná, em Santa Catarina, é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Macaé (em Macaé há o famoso boi do Sadi) é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi-de-reis; no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho, ou boi-mamão; em São Paulo é boi-de-jacá e dança-do-boi.

      [editar] Personagens
      Bumba-meu-boi Mimoso, de São Bento em apresentação durante as festas juninas de 2011Os personagens do bailado são humanos e animais. Os femininos são representados por homens travestidos. O Capitão é o comandante do espetáculo. Há também Mateus e Catirina, personagens bastante conhecidos que apresentam os bichos, cantam e dançam de forma engraçada, divertindo muito o público. Fazem parte ainda do elenco: Bastião, a pastorinha, a dona do boi, o padre, o doutor, o sacristão, Mané Gostoso, o Fanfarrão, a ema, a burrinha, a cobra, o pinica-pau e ainda os personagens fictícios: o Caipora,o Babau, o morto carregando, o vivo e o Jaraguá.

      Existem vários personagens e variam bastante entre os diferentes grupos, mas os principais são os seguintes:

      viu eu suo otima.

      Excluir
    4. em resposta ao post acima, ai esta a fonte, e pelo menos escreva direito, remova as partes da copia e dê credito a sua fonte de pesquisa. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi

      Excluir
    5. gosteii muito essa lenda me ajudou muito na sala de aula mas é muito pequenininha e eu fui a 1 a apresentar meu trbalho mas minhas amigas copiaram de miiim essa lenda fiqueii triste mais garanti minha nota 5 o trabalho e 5 a apresentaçao no caso começei meu 4 bimstre bem ja tirando um 10 na materia de artes agradeço quem fez essa lenda resumida e quewm fez esse saite

      Excluir
    6. também sou a de 16 de agosto de 2012 18:57

      Excluir
    7. gostei é bem resumida,e explica muito bem a história do bumba-meu-boi,me ajudou muito em minha pesquisa

      Excluir
    8. gostei muito dessa lenda,muito boa mesmo

      Excluir
    9. isso ai aprendi quando tinha 11 anos

      Excluir
    10. é legal essa história! amei!

      Excluir
    11. arorei,foi bem resumida e facil para pesquisa.nunca foi tão facil estudar

      Excluir
    12. gostei além de ser resumida, mim ajudara na prova, pois estou muita aflita espero não esquecer na hora de responder.

      Excluir
    13. espero que sim que copiei para meu trabalho

      Excluir
    14. mi ajudo muito na minha tarefa

      Excluir
    15. na minha tambem porque e resumida eba que legal

      Excluir
    16. quem gosta do curupira

      Excluir
    17. é eu tenho q fazer um trabalho pra escola alguem que esta lendo me de umas ideias por favor

      Excluir
  2. que interessante eu vou ler sobre mais lendas do Brazil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em alguns lugares se fala brazil com z. Dã! não estuda não?

      Excluir
    2. ese texto emuito bom nota 100000000000000000000000voltirar um 10 no meo trabalho

      Excluir
  3. Sempre venho pesquisando sobre estas lendas já que faço curso Normal, de formação p/ prof.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa sorte no seu curso

      Excluir
    2. Boa sortee ! #RickMechiLoveForever

      Excluir
    3. se vc nao gostou ....entao .faz uma inventa uma historia .... e o melhor que vc faz....vai pra do caralho....

      Excluir
  4. ñ gostei dessa lenda é muito sem graça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então publique uma melhor

      Excluir
    2. se vc se acha tão o bom faz uma mil vezes melhor a ponto de ser classifica a melhor versão de bumba meu boi, seu vasilão...

      Parabém para o site ficou muito bom o resumo...

      Excluir
    3. adorei e muinto bom

      Excluir
    4. essa lenda folclorica tbm uma dança é muito legal....quem nao gostou é uma merda ,,,mais quem gostou aproveitou e ganhou hum 10.00 no trabalho
      ASS: XAIANE ...TENHO SO 10 ANOS ..E ESTOU NO 5 ANO E NUNCA PEGUEI NOTA VERMELHA GRAÇAS A DEUS

      Excluir
  5. amei!!!!! S2 Bumba-meu-boi S2!!!!!!!!!! ouçam a musica no youtube é bumba meu boi do campo!!!! vale mmmmmtttttt a pena!!

    ResponderExcluir
  6. e muito interesantequero mas coisas para saber devia ter mas

    ResponderExcluir
  7. chato... o final e sem graça

    ResponderExcluir
  8. Eu vou pesquisar mais sobre essas lendas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. adorei S2 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!a historia e d+

    ResponderExcluir
  10. muito legal vai me ajudar na minha dança e nas aulas da artes.

    ResponderExcluir
  11. o timo pro meu trabalio

    ResponderExcluir
  12. Lenda muito interessante, a partir dessa lenda a minha cidade, Parintins esta se tornando muito conhecida nacionalmente. Aqui temos no festival folclorico, um grande teatro a ceu aberto, que acontece no ultimo final de semana do mes de junho todos os anos, e a lenda do bumba meu boi, nunca é esquecida, ela é retratada de forma muito alegre e contagiante com afigura do boi, pai francisco, mae catirina, gazumba e paje, como sao chamados e mais lendas amazonicas. Se alguem quizer conhecer e entender melhor essa lenda, pode vim. Sei que muitos dos que falam que essa lenda nao é legal, vai mudar seu conceito. Obrigado, so falei isso para que se enteressem em saber mais sobre o valor que cada lenda tem no folclore brasileiro!

    ResponderExcluir
  13. faltou elementos eu daria 3 estrelas de colocação

    ResponderExcluir
  14. vc só complementou com suas palavras mais foi tudo tirado de um site.

    ResponderExcluir
  15. bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  16. obrigado precisava de uma bem resumida pra fazer meu folclore ajudou muito vlw ae

    ResponderExcluir
  17. olha ta super legal, mas ta faltando mais informaçôes.... ok
    um abraço S2

    ResponderExcluir
  18. me ajudou bastante muito obrigado .

    ResponderExcluir
  19. Nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa a verrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom me ajudou a fazer o meu trabalho da escola, e o melhor muito bem resumida essa historia!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk verdade nesse site agente naum precisa gastar mais de duas folhas pra faser um sinples trabalho...bjuu adoreiii esse site ♥♥♥

      Excluir
  22. adorei a lenda me ajudou a aprender sobre o bumba meu boi amei a lenda

    ResponderExcluir
  23. "brazil" com z????
    GENIUS

    ResponderExcluir
  24. esse site e muito bom achei tudo que queria aqui

    ResponderExcluir
  25. lalalalalalalalalala ajudando 1ma criança a estudar

    ResponderExcluir
  26. Ficou ótima resumida!!!!!!!!!!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. obg,vc me ajudou em um trabalho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tanbem estava quase perdendo as esperança

      Excluir
  28. me ajudou na atividade

    ResponderExcluir
  29. Fiz para usar para fazer um trabalho do colégio, bem maneiro o professor caiu bem maneiro, valeu abs

    ResponderExcluir
  30. copiei para fazer um trabalho de artes porque o trabalho era dançar mas eu não estava bem e o professor pediu para eu me matar escrevendo de um site obrigado, adorei seu site, muito bom, uma coisa super legal, obrigado abraços

    ResponderExcluir
  31. ja ouvi falar da lenda bumba meu boi mas nunca li mas só li porque minha prima queria saber e gostei muito

    ResponderExcluir
  32. amei essa lenda! urrull

    ResponderExcluir
  33. gostei da história mtt resumida vai me fazer um grande favor pra minha prova de amanha de artes!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. eu gotei e muitop boa me ajudou no deve de casa

    ResponderExcluir
  35. meu resumo

    A festa do Bumba-meu-Boi surgiu no nordeste, mais especificamente no Estado do Piauí, no século xvii durante o ciclo do gado, quando o boi tinha grande importância . Ele possui diversas denominações em todo o Brasil como boi bumbá e é no maranhão que é mais valorizado.
    A história mais comum aborda Um rico fazendeiro que possui um boi muito bonito , Pai Chico, um trabalhador da fazenda para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi, ele rouba e, matando o boi, e é preso a mando do dono da fazenda. Com a ajuda de curandeiros, o boi é então ressuscitado.3
    A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social entre senhores , negros e índios e as crenças religiosas . combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi ela reúne traços europeu, indígena e afro-negro característicos da colonização do nosso pais

    ResponderExcluir
  36. Amei!! Isso que é uma bela contribuição. Assim fica fácil para os jovens memorizar as histórias lindas e bem elaboradas. Não fica "voando" quando assistem os desfiles. Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. achei muito legal porque é uma lenda que não tem violencia e outras coisas mas existe o perdão que é muito bonito! :3

    ResponderExcluir
  38. - Eu gostei mas....eu qria ver a historia toda ! :\

    ResponderExcluir
  39. resumida mais e legal + ou- eu já fiz uma peça na escola do bumba meu boi e foi mais legal que isso ai kk..

    ResponderExcluir
  40. Adoreiiiii Muitooo Me Tiiiiirouuuu do Apertoooo.....

    ResponderExcluir
  41. A HISTÓRIA RESUMIDA FOI BOA MAS ESTOU ESPERANDO A HISTÓRIA TODA

    ResponderExcluir
  42. Mi agudou muito ,muito bom

    ResponderExcluir
  43. É muito boa essa historia e muito bom esse site tambem. Obg por quem fez esse site. <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  44. eu gosto de lendas e legal e divertido

    ResponderExcluir
  45. eu gosto de lendas e legal e divertido. percebi agora quando fiz uma pesquisa

    ResponderExcluir
  46. nao da mole vem pra ca nao tem hora pra acabar o clima ta esquentando eu so vim avisar que a lenda e bem legal vcis pensaram que eu nao ia gostar nao precisa se iludir nao so da quelas que ficam se imetidadadam quando começar aler a lenda nao se arrepende . thau

    ResponderExcluir
  47. Obrigado blogger,vai me ajudar muito no trabalho,está bem resumida

    ResponderExcluir
  48. obrigado por me ajudar na liçao de casa.fiquei muito feliz.thau,fui

    ResponderExcluir

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Compartilhe com os amigos o G+

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"