g2h

levelF

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Lenda de Macunaíma

A Lenda de Macunaíma, o indio guerreiro que nasceu do amor entre o Sol e da Lua
Macunaíma

Em Roraima havia uma montanha muito alta onde um lago cristalino era expectador do triste amor entre o Sol e a Lua. Por motivos óbvios, nunca os dois apaixonados conseguiam se encontrar para vivenciar aquele amor. Quando o Sol subia no horizonte, a lua já descia para se pôr. E vice-versa. Por milhões e milhões de anos foi assim. Até que um dia, a natureza preparou um eclipse para que os dois se encontrassem finalmente. O plano deu certo. A Lua e o Sol se cruzaram no céu. As franjas de luz do sol ao redor da lua se espelharam nas águas do lago cristalino da montanha e fecundaram suas águas fazendo nascer Macunaíma, o alegre curumim do Monte Roraima.
Com o passar do tempo, Macunaíma cresceu e se transformou num guerreiro entre os índios Macuxi. Bem próximo do Monte Roraima havia uma árvore chamada de "Árvore de Todos os Frutos" porque dela brotavam ao mesmo tempo bananas, abacaxis, tucumãs, açaís e todas as outras deliciosas frutas que existem. Apenas Macunaíma tinha autoridade para colher as frutas e dividi-las entre os seus de forma igualitária.
Mas nem tudo poderia ser tão perfeito. Passadas algumas luas, a ambição e a inveja tomariam conta de alguns corações na tribo. Alguns índios mais afoitos subiram na árvore, derrubaram-lhe todos os frutos e quebraram vários galhos para plantar e fazer nascer mais árvores iguais àquela.
A grande "Árvore de Todos os Frutos" morreu e Macunaíma teve de castigar os culpados. O herói lançou fogo sobre toda a floresta e fez com que as árvores virassem pedra. A tribo entrou em caos e seus habitantes tiveram que fugir. Conta-se que, até hoje, o espírito de Macunaíma vive no Monte Roraima a chorar pela morte da "Árvore de todos os frutos".

Autor Desconheço


15 comentários:

  1. essa historio éh muito triste coitada da Macunaíma gostava tanto da árvore

    ResponderExcluir
  2. até parece que é verdade

    ResponderExcluir
  3. como você sabe se é verdade ou não seu merdinha? você tava la para ver ? eu sou cabloco e sei que essa lenda e real.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero o resumo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lendo drrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

      Excluir
  5. Nossa gostei da lenda..
    Ñ tinha conhecimento sobre ela ainda..procurei me informar depois q meu grupo d dança indigena apresentou uma musica q falava dessa lenda..ñ nas msm palavra ms com mesmo sentido..
    Se alguem qzer baixar ou ouvir na net a musica da lenda é so procurar por BOI GARANTIDO o nome da musica é MACUNAIMA ARVORE ANCESTRAL...xau ..
    #felype ramos.

    ResponderExcluir
  6. O nome é Macunáima e não Macunaíma. Morei em Roraima (leia-se Roráima e não Rorâima) por dois anos e e conheci a nossa imensa ignorância a respeito do extremo norte de nosso país.

    ResponderExcluir
  7. A lenda é super interessante, Gostei tanto que eide partilhar, acreidito que muitos amigos meus vão se surpriender. Moçambique-Beira, Raimundo Daniel (Didi-Dipro)

    ResponderExcluir
  8. a eu vou dar quebra de asa com o meu caminhão que eu ganho mais

    ResponderExcluir
  9. tava aqui na minha escola e pesquisei sobre essa lenda ela é boa mais achei a do lobisomem mais legal mais tambem é muito legal essa lenda

    ResponderExcluir
  10. bonita lenda, mas por favor, para quê essas ilustrações de índios americanos uma vez que você está mostrando algo em relação aos indígenas brasileiros?

    ResponderExcluir

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Compartilhe com os amigos o G+

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"
  • Google+ Badge