g2h

levelF

domingo, 11 de março de 2018

Lenda da Pedra da Onça

A lenda da Pedra da Onça no RJ

Um dos lugares mais lindos da Ilha do Governador é a Praia do Bananal no Rio de Janeiro, fica no final da Praia da Guanabara, com grandes pedras arredondadas que parecem terem sido ali colocadas cuidadosamente pelo Criador.
Na pedra mais alta tem a estátua de um gato-do-mato ou maracajá, felino característico da Ilha do Governador no Século XVI, época em que os índios habitavam o local.
A pedra ficou conhecida como Pedra da Onça e é um dos pontos turísticos do local.
E a lenda conta que uma índia, pertencente a uma tribo da região, ia àquela praia todas as tardes, acompanhada de seu gato de estimação, e lá ficava a mergulhar da pedra durante horas. mais um certo dia, a índia mergulhou no mar e não mais voltou, ficando o animal a aguardar o seu retorno durante dias e dias, eternamente petrificado olhando triste para o mar esperando sua dona voltar até não mais agüentar e morrer de fome, apesar da tentativa dos índios em retirá-lo do local.

Essa lenda inspirou um grupo de moradores, na década de 1920, a erguer o monumento em homenagem à fidelidade do animal.
O artista plástico Guttman Bicho projetou e esculpiu o maracajá,. Em 1965 a estátua original, já bem castigada pelo tempo, foi substituída por outra que lá está até hoje.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Compartilhe com os amigos o G+

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"