g2h

levelF

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lenda da Cobra Grande

Lenda da Cobra Grande do folclore amazônico


Cobra grande é uma das Lenda mais conhecidas do folclore amazônico que fala de uma imensa cobra, também chamada Boiúna, que cresce de forma gigantesca e ameaçadora, abandonando a floresta e passando a habitar a parte profunda dos rios. Ao rastejar pela terra firme, os sulcos que deixa se transformam nos igarapés. Conta a lenda que a cobra-grande pode se transformar em embarcações ou outros seres. Aparece em numerosos contos indígenas. Um deles conta que em certa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiúna, deu à luz a duas crianças gêmeas. Uma delas, um menino, recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Mas a Índia não queria as crianças e para ficar livre dos filhos, ela jogou as duas crianças no rio. Entretanto as crianças não morreram, e conseguiram sobreviver e se criaram. Honorato não fazia nenhum mal, mas sua irmã tinha uma personalidade muito perversa. Causava sérios prejuízos aos outros animais e também às pessoas.
Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para pôr fim às suas maldades. Segundo muitas pessoas narram, Honorato em algumas noites de luar, perdia o seu encanto e adquiria a forma humana transformando-se em um belo e elegante rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.
Para que se quebrasse o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita audácia para derramar leite na boca da enorme cobra e fazendo um ferimento na cabeça dela até sair sangue. Porém ninguém tinha coragem de enfrentar a enorme cobra. Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato do terrível encanto, e ele deixou de ser cobra d'água para viver na terra como um homem e com sua família.



18 comentários:

  1. nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que legal nunca tinha visto essa lenda me serviu como trabalho de escola
    ass:"GABRIELLA ALECRIM"!

    ResponderExcluir
  2. eu moro no pará essa lenda é bem conhecida nós contamos de noite nos sitios..

    ResponderExcluir
  3. tem a lenda da matinta perêra é mt legal essa lenda é daqui do pará..
    aonde eu moro..

    ResponderExcluir
  4. nossa que medo mendirinha oi eu so da escola sesc dom urico so do quinto b prazer

    ResponderExcluir
  5. Que legal !!!!! Amei esse site ,me serviu como pesquisa de história .valeu galera!!

    ResponderExcluir
  6. nossa adorei essa lenda nunca tinha visto ela me ajudou a fazer o trabalho da escola e tirei um 10 kkk

    ResponderExcluir
  7. serviu para o trabalho de ciencis da escola

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu só achei essa lendas por causa do trabalho valeu

    ResponderExcluir
  9. Essa lenda é a original pois tenho que apresentar ela na escola em forma de teatro vai ser o mais mico....


    ResponderExcluir
  10. nossa que legal,nunca vi uma lenda assim...

    ResponderExcluir
  11. Este ano em Agosto no norte do meu país (Portugal) passei uns dias junto a uma praia e à noite ficava sentada na areia a olhar a lua que estava um pouco mais de quarto crescente. Foi extraordinário ver como a lua envolta na nebllina se parecia como uma cobra negra no oceano e não parecia subir no horizonte. Não tinha medo apesar de estar sozinha na praia, mas quando soube muito mais tarde desta lenda fiquei a pensar no que tinha visto, pois algumas pessoas por quem passei antes de ir para a praia também comentavam o quanto a lua parecia uma cobra negra com os olhos luminosos no mar ( e eu já tinha pensado o mesmo, não foi nenhuma sugestão). Obrigada por me dar a conhecer esta lenda. Há fenómenos que não se compreendem e este foi um deles, mas sorrio quando penso que podia ser Boiúna no mar :)

    ResponderExcluir

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Compartilhe com os amigos o G+

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"