g2h

levelF

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lenda do Bicho Papão

Lenda do Bicho Papão, muito usada para colocar crianças para dormir.

Bicho-papão é uma figura fictícia mundialmente conhecida. É uma das maneiras mais tradicionais que os pais ou responsáveis utilizam para colocar medo em uma criança, no sentido de associar esse monstro fictício à contradição ou desobediência da criança em relação à ordem ou conselho do adulto.
Desde a época das Cruzadas, a imagem de um ser abominável já era utilizada para gerar medo nas crianças. Os muçulmanos projetavam esta figura no rei Ricardo, Coração de Leão, afirmando que caso as crianças não se comportassem da forma esperada, seriam levadas escravas pelo melek-ric (bicho-papão): “Porta-te bem senão o melek-ric vem buscar-te”.
A imagem do bicho-papão possui variações de acordo com a região. No Brasil e em Portugal, é utilizado o termo “bicho-papão”. Nos Países Baixos, o monstro leva o nome de Zwart Piet (Pedro negro), que possui a tarefa de pegar as crianças malvadas ou desobedientes e jogá-las no Mar Negro ou levá-las para a Espanha. Em Luxemburgo, o bicho-papão (Housecker) é um indivíduo que coloca as crianças no saco e fica batendo em suas nádegas com uma pequena vara de madeira.
Segundo a tradição popular, o bicho-papão se esconde no quarto das crianças mal educadas, nos armários, nas gavetas e debaixo da cama para assustá-las no meio da noite. Outro tipo de bicho-papão surge nas noites sem luar e coloca as crianças mentirosas em um saco pra fazer sabão. Quando uma criança faz algo errado, ela deve pedir desculpas, caso contrário, segundo a lenda, receberá uma visita do monstro.
E não devemos esquecer daquela musiquinha que nossas mães cantavam para nós dormir.

Bicho papão, sai de cima do telhado.
Deixa a(nome do bebe) dormir sossegada.

Não sei se hoje em dia as mães cantam essa musiquinha para as crianças, particulamente, eu tenho 3 filhos de quatro patas ( meus filhotinhos ) e canto sempre essa musiquinha para eles, na hora de colocar para dormir, na hora eles ficam quietinhos, mais é só eu me virar que eles levantam da caminha.
É...Acho que com eles não funciona muito bem.

Bjssss....


16 comentários:

  1. Tenho que concorda com vcs dois é uma bela mentira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se éhh menttira vcs acham mais ñ tem certeza éh q ainda vai julgar,se ligam..FICA A DICA:..pois tudo perante DEUS´nd é impossivelll...=0..DÃAAAAAAOOOO..O Q FALAR..DÃAA..

      CIDADE PEQUENA..BAIRRO PEQUENO.....++++++ MAIS A LINGUA DO POVO..

      Excluir
  2. sabe que é mentira msm mas meu pai falava que se eu nao dormisse o bicho papao iria me pegar ontem fui dormir 3 horas da manhã e não aconteceu nada kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais n acontece nada msm é só pra assustar as crianças né. kkkkkkk

      Excluir
  3. é gostei legal pelo menos a pessoa que escreveu é educada ♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. é bem legal sim as outras lendas também
    eu adoro esse saite <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  5. ah eu gosto de folclore..adorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooooooooooo........................=0

    ResponderExcluir
  6. Acho que é verdade, não tenho certeza mas quem escreveu com certeza é bem educada e ja viu o bicho papão.

    ResponderExcluir
  7. eu acho bem legal,na lenda da prosição das almas,eu ate senti um frio na barriga,deu ate um calafrio,pode ate ser mentira mais e legal. A LENDA DA HELLO KITTY que da mesmo um medo

    ResponderExcluir
  8. quando eu era pequena morria de medo do bicho papao!

    ResponderExcluir
  9. Oi galerinha *.* presciso de uma lenda pra quinta ajuda ai

    ResponderExcluir
  10. Legal... quando gente é criança ouve muito disso " o bicho papão vem te pegar". Mas o irônico é que a gente passa isso pros filhos... tenta pelo menos né...porque hoje em dia as crianças são tão esperta...

    ResponderExcluir
  11. MEU DEUS CADA LENDA QUE INVENTAM AIAI

    ResponderExcluir
  12. se fosse por isso o bicho papão já tinha me pegado kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. quem não ouviu isto quando criança é como as palavras tem poder!!!!! ainda bem que eu tenho oportunidade de não cometer estes erros!!! que fuzila a cabeça de uma criança.

    ResponderExcluir

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Compartilhe com os amigos o G+

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"